terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

sábado, 24 de fevereiro de 2018

COMUNICADO

A Comissão organizadora do evento informa que as inscrições estão sendo realizada nesse referido blog, porém no dia 27/02 estaremos fazendo inscrições no hall da UFPA/Cametá, assim como serão realizadas no dia do evento. 


Credenciamento
- Acontecerá no hall da UFPA/Cametá, a partir das 15hs do dia 27/02 se estendendo para o dia do evento as 8hs. 

Carga horária de certificação: 10hs

Estamos aguardando sua inscrição para participar do evento!

REUNIÃO DE COMISSÃO ORGANIZADORA DA CONFERÊNCIA

Em 24/02/18

Aconteceu no auditório do Campus Universitário do Tocantins - CUNTINS/Cametá, uma reunião pra discutirmos as demandas e encaminhamentos para a realização da Conferência Regional Popular de Educação.
Em que tiveram presente o Professor Eraldo Souza do Carmo, um dos coordenadores gerais da conferência Regional, sediada em Cametá. Assim como fizeram-se presente o prof. Dorielson Gaia e prof. Carlos Amorim.





Abraços virtuais!!

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Conferência Regional Popular de Educação


Apresentação
           
Nestes tempos em que a população brasileira vê seus direitos básicos (dentre eles educação e saúde) sendo ultrajados, quer pelo poder  executivo, quer pelo poder legislativo e, mais grave, com o aval do poder judiciário é preciso resistir e enfrentar os cortes orçamentários, a retirada de direitos e o cancelamento e de políticas públicas e programas de governos que visem à valorização da educação como “coisa” de mercado e não como investimento social. Isto aliado às ideologias que combatem a perspectiva humanizadora e crítica para a educação nacional, supervalorizando a perspectiva tecnicista, mecanizadora e do aligeiramento da formação profissional.
Neste cenário, correm risco conquistas pedagógicas, políticas e trabalhistas que a sociedade vinha discutindo e avançando; sejam, os sistemas municipais/estaduais/federais de educação, o piso salarial nacional, a democratização do ensino e a democratização do acesso – e sua consequente permanência – para estudantes nas escolas públicas, a qualidade do ensino e da educação nacional dentre as inúmeras políticas educacionais que pautam a qualidade social, os direitos humanos e a inclusão.
E corroborando com estes aspectos antidemocráticos postos pelas perspectivas de gestões centralizadoras para educação no Brasil, no Pará e em muitos munícipios paraenses, vemos o fechamento desses governos - em nível federal, estaduais e municipais – para a participação popular e para a gestão democrática da educação pública. Assim diante do fato de que o poder público não convocou até a presente data as necessárias Conferências públicas de Educação, o Campus Universitário do Tocantins/Cametá - Universidade Federal do Pará, conclama e convoca, em parceria com Sindicato dos Trabalhadores Público em Educação do Pará  (SINTEPP) –Sub sede Cametá, o Instituto Federal de Educação Tecnológica – Campus Cametá (IFPA-Cametá) e Universidade Estadual do Pará – Campus Cametá (UEPA-Cametá), a Conferência Regional Popular de Educação, para os municípios da região do Baixo Tocantins (Goianésia, Novo Repartimento, Breu Branco, Tucuruí, Baião, Oeiras do Pará, Mocajuba, Cametá e Limoeiro do Ajuru) a ocorrer no dia 28 de fevereiro de 2018, no seminário São Vicente de Paula, bairro da Aldeia, na cidade de Cametá.

Objetivos

Geral:
Discutir as questões e pautas atuais da educação nacional, estadual e municipais, no âmbito dos municípios da região do Baixo Tocantins (Goianésia, Novo Repartimento, Breu Branco, Tucuruí, Baião, Oeiras do Pará, Mocajuba, Cametá e Limoeiro do Ajuru) e apresentar propostas que serão encaminhadas, pelos delegados, desta conferência, à conferência popular estadual e à conferência popular nacional de educação.

Específicos:
- Reunir e congregar a sociedade civil e as organizações sociais para pautar, discutir e propor políticas públicas e ações governamentais e sociais para a educação, nos níveis municipal, estadual e federal;
 - Propor, discutir e aprovar propostas que serão encaminhadas às conferências populares estadual e nacional de educação;
- Reunir e congregar os delegados dos municípios da região do Baixo Tocantins para a apresentação, discussão e aprovação de propostas para a educação nos níveis federal, estadual e municipal;
- Retirar os delegados à conferência popular estadual de educação.

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

CONFERÊNCIA REGIONAL POPULAR DE EDUCAÇÃO



Tema: Educação Pública e os Desafios para o Século XXI
Data: 28 de fevereiro de 2018
Local: Cametá-Pará: Seminário São Vicente de Paulo          
Hora: 8h às 12h; 14h às 18h

Programação

8h – Credenciamento e Café da Manhã
9h – Abertura
9h30min às 12h– MESA TEMÁTICA: “Políticas Neoliberais para a Educação versus Educação Pública, Gratuita e com Qualidade Social”.

Dr. Alberto Damasceno (UFPA)
Dr. Ronaldo Marcos de Lima Araújo (UFPA)
Diego Aires da Silva -  UEPA – Campus Cametá
Representante do IFPA – Campus Cametá
Dr. Doriedson Rodrigues (Coordenador do Campus Cametá – UFPA)
Representante do SINTEPP
Secretaria Municipal de Educação de Cametá-

14H ÀS 16H – GRUPOS DE TRABALHO
GT1: Educação do Campo
Coordenador: Dr. Romier Sousa (IFPA- Castanhal) e Prof. Dr. Eraldo Souza do Carmo (UFPA)
Relator:
Auxiliar de Relator:
GT2: Educação Infantil
Coordenador: Profª. Esp. Geanice Cruz e Profª. Esp. Maria Isabel Batista Rodrigues
Relator:
Auxiliar de Relator:
GT3: Educação Básica
Coordenador: Profª Drª. Ney Cristina Oliveira (UFPA) e Profª. Drª Gilcilene Costa (UFPA)
Relator:
Auxiliar de Relator:
GT4: Educação Técnica e Tecnológica
Coordenador: Profª. Drª. Elinilze Guedes Teodoro (IFPA) e Prof. Dr. Aldrin Benjamin (IFPA-Campus Cametá)
Relator:
Auxiliar de Relator:
GT5: Educação Superior
Coordenador: Prof. Dr. João Batista do Carmo Silva (UFPA) e Profª. Drª Sueli Correa dos Prazeres (UFPA)
Relator:
Auxiliar de Relator:
GT6: Formação e Valorização dos Trabalhadores da Educação
Coordenador: Representante do SINTEPP
Relator:
Auxiliar de Relator:
GT7: Educação e Direitos Humanos
Coordenador: Profª. Drª. Êmina Santos (UFPA) Profª. MSc. Ângela Sampaio (UFPA)
Relator:
Auxiliar de Relator:
16h às 17h40min – Socialização dos Grupos de Trabalho
17h40min às 18h– Lançamento da Carta Cametá em Defesa da Educação Pública, Gratuita e com Qualidade Social.
Organização do Evento: Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará – SINTEPP – SUB-SEDE CAMETÁ; Campus Universitário do Tocantins/Cametá – UFPA; Campus IFPA – Cametá; Campus UEPA – Cametá; Sociedade Civil Organizada.
Coordenação Geral do Evento
SINTEPP – Sub-Sede Cametá
Dr. Eraldo Souza do Carmo (UFPA – Cametá)
Representante do IFPA-Cametá
Diego -  UEPA-Cametá

Público: 40 Delegados dos Municípios de Cametá, Mocajuba, Baião, Oeiras do Pará, Limoeiro do Ajuru, Tucuruí, Goianésia do Pará, Novo Repartimento, Breu Branco. Estudantes. Professores. Pais de Alunos.
Prazo para confirmação de delegados: 21 de fevereiro
Coordenador e Articulador dos municípios:
Local da secretaria do evento: SINTEPP